Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2017

Curso de haicai via internet

Imagem
A partir do dia 06 de outubro, o Laboratório de Criação Poética iniciará um ciclo de aulas sobre o haicai (ou haiku), gênero poético japonês composto de apenas três versos, popularizado no Brasil por Millôr Fernandes e Paulo Leminski. As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 14h às 15h30, e a mensalidade será de R$ 80,00 (alunos regulares do Laboratório não terão nenhum custo adicional além da mensalidade normal). Quem quiser participar ou obter mais informações pode enviar e-mail para  claudio.dan@gmail.com .

O Cemitério Marinho, de Paul Valéry

Imagem
Ó minha alma, não aspira à vida imortal, mas esgota o campo do possível. (Píticas, III) Esse teto tranquilo, onde andam pombas, Freme em tumbas e pinhos, quando tomba Pleno o Meio-Dia e cria, abrasado, O mar, o mar, sempre recomeçado! Ó recompensa, após o ter pensado, O olhar à paz dos deuses, prolongado! Que labor de lampejos se consuma Plural diamante de furtiva espuma E a paz que se parece conceber! Quando no abismo um sol procura pausa, Pura obra-prima de uma eterna causa, O Tempo cintila e o Sonho é saber. Tesouro estável, templo de Minerva, Massa de calma e visível reserva, Mar soberano, olho a guardar secreto Sob um véu de chama o sono que acalma, Ó meu silêncio!.. Edifício em minh’alma Dourado cume de mil telhas, Teto! Templo do Tempo, expresso num suspiro Chegado ao alto eu amo o meu retiro, De todo envolto em meu olhar marinho; E como aos deuses melhor doação, Semeia a serena cintilação Desdém soberbo em meu alto caminho. ...

Uma semana de aulas gratuitas

Em outubro, o Laboratório de Criação Poética oferecerá uma semana de aulas gratuitas para quem quiser conhecer o curso. Os interessados poderão se inscrever ou obter mais informações escrevendo para Claudio Daniel, pelo e-mail claudio.dan@gmail.com.
Imagem
Hoje, terça-feira, às 20h30, teremos aula sobre a poesia de Hilda Hilst no Laboratório de Criação Poética.

Poemas de Vasko Popa

Imagem
A TORRE DE CAVEIRAS Torre da morte Nos ossos frontais tremeluz Uma terrível lembrança Das órbitas ocas Fita até o fim do mundo Um presságio negro Entre maxilares roídos Cravou-se extrema E enorme maldição Em torno da morte Emparedados na torre Crânios dançam A última dança estrelada Torre da morte A castelã assusta-se De si mesma O SOL DA MEIA-NOITE Do ovo negro gigante Brotou um sol qualquer Reluziu-nos nas costelas Escancarou o céu Wm nosso peito órfão Não se pôs Tampouco despontou Tudo em nós aurificou Nada esverdeceu Em torno de nós Em torno do ouro No coração vivo Tornou-se nossa lápide ATÉ LOGO Depois da terceira ronda noturna No pátio do campo de concentração Nos dispersamos pelas celas Sabemos que de madrugada Um de nós será fuzilado Sorrimos com conjura E sussurramos um ao outro Até logo Não dizemos onde e quando Aband...
Imagem
"Osso a osso", antologia de poemas de Vasko Popa, em tradução de Aleksandar Jovanovic, publicado pela editora Perspectiva na histórica coleção Signos, dirigida por Haroldo de Campos.
Imagem
Hoje,quinta-feira, às 16h, teremos aula no Laboratório de Criação Poética sobre o poema "Terra devastada", de T. S Eliot, e às 20h30 sobre a poesia de Vasko Popa.

Um poema de Gerusa Leal

Imagem
NÃO-FALO Aos censores fascistas Falo de mãos e de dedos Falo de figos E de seus segredos Falo de lábios e línguas Falo de peixes e serpentes E maçãs Falo de pele e de arrepio Falo de velas, espadas e Bastões Falo de cheiros e de sabores Falo de flores Falo de romãs Falo de cálices, de sinos E de torres Falo de calores e de convulsões Falo e a noite se vai E eu não durmo Não-falo

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO POÉTICA REALIZA CURSO DE POESIA VIA INTERNET

O Laboratório de Criação Poética é um curso teórico e prático de criação poética realizado à distância, via internet, ministrado por Claudio Daniel, que tem como objetivo apresentar aos alunos conceitos sobre o fazer poético, propor exercícios de criação poética, estimular os alunos a desenvolverem os seus projetos literários pessoais, além de oferecer dica s sobre como publicar o primeiro livro e iniciar a carreira poética. Cada aluno poderá fazer quantas aulas desejar nos horários oferecidos pelo curso e a mensalidade é de R$ 150,00. 

SUGESTÃO DE LEITURA

Imagem
"O arco-íris branco", de Haroldo de Campos, obra publicada em dois volumes, reúne ensaios e traduções de poemas de diversos países, épocas e estilos, entre eles Lezama Lima, Sóror Juana Inés de la Cruz, William Carlos Williams, Goethe e Bertolt Brecht. Um excelente panorama da literatura universal.

ANTOLOGIA POÉTICA

Imagem
O Laboratório de Criação Poética tem entre as suas propostas a de contribuir para a publicação e divulgação dos poemas produzidos pelos participantes do curso.  "Tanto mar sem céu", antologia de poemas dos alunos do Laboratório, foi publicada neste ano pela Lumme Editor. O lançamento aconteceu no Recital da Caixa Preta, realizado no dia 28 de abril de 2017, na Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo. 
Imagem
Na segunda-feira, dia 18 de setembro, das 14h às 15h30, teremos aula sobre o livro "Como fazer versos", do poeta Vladimir Maiakovski.